quinta-feira, 21 de junho de 2012

Abrindo O Próprio negócio...



O Sonho de muitos brasileiros é passar de funcionário para patrão abrindo o próprio negócio, mas quando se fala em abrir o próprio negócio, não se trata de como muitos pensam que é abrir uma garagem e começar a vender um determinado produto ou serviço, isso envolve muitas coisas como planejamentos e legalizações, neste artigo vamos dar algumas dicas para quem tem este sonho e não pensa em deixar ele só na imaginação.
Antes de qualquer coisa você precisa ter o espírito empreendedor, respirar fundo e traçar o seu objetivo, depois que você já decidiu o que deseja abrir faça um planejamento completo de como você vai querer o seu negócio, mas não tome isso como uma regra, normalmente quando você estiver botando seu plano em prática  surgirão sempre novas ideias ou até mudanças, você só sabe se um negócio vai dar certo botando ele na prática, mas se você for um empreendedor sábio, você diminuirá ao máximo as chances de dar errado, para isso você precisa fazer todo um estudo, veja a baixo as pesquisas básicas antes de abrir seu próprio negócio.

1-      Público alvo: O primeiro ponto é definir o público que o seu novo empreendimento precisa atingir, depois você precisa estudar esse público para saber as reais necessidades dele, faça pesquisas, interrogue pessoas, desfrute ao máximo das pesquisas de público alvo.
2-      Localização e espaço: O segundo ponto é a localização e o espaço necessário para o determinado público alvo, a final  você não vai montar uma boate em um bairro onde a maior parte dos habitantes sejam idosos. E não se pode esquecer também do espaço físico,  o lugar precisa ser adequado ao público que você deseja atingir
3-      Estrutura financeira: antes de tudo você precisa fazer todos os cálculos financeiros, de tudo que você vai gastar com o seu novo empreendimento e ter essa quantia sobrando para o caso de uma emergência.
4-      Pesquisa de concorrentes:  outro requisito antes de iniciar o seu negócio, é pesquisar os concorrentes, procure saber os pontos fortes e fracos, o que eles tem que agradam os clientes  e o que desagrada, mas lembre-se não tome como foco superar os seus concorrentes e sim o sucesso do seu negócio. Vou disponibilizar para vocês o link de uma tabela de pesquisa de concorrentes.
5-      Diferenciais: O que vai fazer você se destacar no mercado e atingir o sucesso é o diferencial, então com base na pesquisa de  concorrentes, comece a traçar o seu diferencial, o que os seus clientes precisam que nenhum concorrente oferece a eles.



Após todas as pesquisas necessárias você já pode por o seu plano em prática, comece a se informar sobre a legalização do seu negócio, comece a procurar o espaço ideal para ele, e lembre-se já mais tenha pressa, pois como diz o ditado: “ A pressa é inimiga da perfeição”e nunca se esqueça, após você abrir o seu próprio negócio você vai trabalhar o dobro e até o triplo do que você trabalha sendo um funcionário, serão noites em claro resolvendo problemas, você abrirá mão do próprio lazer, podendo comprometer até o seu tempo para a família, mas tem uma coisa que compensa tudo isso. É ver aquilo que você plantou começando a dar o fruto, lembre-se você colhe aquilo que planta.


Link para download da planilha de analise do mercado concorrente

Nenhum comentário:

Postar um comentário